Posted by : Unknown quinta-feira, 11 de junho de 2015

Desde que Tim Cook assumiu o cargo de CEO da Apple, o executivo sempre foi bastante enfático em suas declarações sobre o uso de propagandas e coleta de dados de usuários. De acordo com ele, muitas empresas estão ultrapassando o limite da privacidade, armazenando informações sobre as pessoas para que possam assim gerar anúncios mais específicos, o que teoricamente aumenta o lucro dos investidores. 

Com o iOS 9, parece que a companhia de Cupertino irá dar mais um passo para combater este tipo de prática, pois ao ser analisado o menu de configurações do navegador Safari é possível vermos a presença da função "bloqueadores de conteúdo", que serviria para coibir a exibição de publicidade nos sites que forem visitados. 

Isto leva a crer que a empresa permitirá que desenvolvedores liberem as suas soluções para este problema de maneira integrada ao browser, algo como acontece com extensões presentes em vários outros navegadores como Chrome e Firefox. 

Ao tocar sobre esta opção, contudo, é exibida uma mensagem de que nenhum bloqueador foi instalado, sendo dito que eles irão afetar que tipo de conteúdo é exibido quando o Safari for executado. Não sabemos, contudo, se a Apple irá realmente liberar o código de sua função para que desenvolvedores independentes publiquem suas soluções ou se isto ficará restrito ao que a própria companhia criar, sendo mais provável que a segunda opção seja a escolhida. 

"Bloqueadores de conteúdo" podem acabar com a presença de propagandas em sites visualizados pelo Safari no iOS 9 A Apple ainda não se manifestou sobre a novidade, sendo esperado que mais detalhes sejam liberados conforme as próximas builds beta do iOS 9 forem disponibilizadas. 

Até lá, resta apenas especularmos quais serão os próximos passos da companhia da Maçã, já que ela poderia levar esta política de bloqueio também para aplicativos, bastando expandir o sistema presente no Safari para outros setores de sua plataforma. 

Com isso, poderíamos ter o fim de propagandas em apps no iOS, o que seria uma lição e tanto para o seu rival Android, já que a Google obtém uma grande parte de seus lucros justamente com anúncios e coleta de dados dos usuários, além da presença de inúmeros banners e outros tipos de comerciais durante a execução de aplicativos tidos como gratuitos. 

Deixe Seu Comentário

- Copyright © Brasil Apple News - Designed by Michel Dantas-