Posted by :
Unknown
quinta-feira, 28 de maio de 2015
E o garoto Mark Gurman, do 9to5Mac, continua com tudo em seus rumores sobre o iOS 9. A bola da vez é um recurso internamente chamado pela Apple de “Proativo” (“Proactive”), o qual seria uma suposta resposta dela ao Google Now.
Segundo Gurman, a ideia da Apple é integrar elementos do iOS como Siri, Contatos, Calendário, Passbook e inclusive apps de terceiros de uma forma inteligente, levando ao usuário informações e atalhos úteis de acordo com o seu uso do aparelho. O recurso funcionaria como uma evolução do sistema de buscas Spotlight, e a recente integração dele com a Wikipédia já teria sido uma espécie de teste do que a novidade será capaz.
Ao mesmo tempo em que oferece esses benefícios para usuários, a Apple tem trabalhado para cada vez mais reduzir a utilidade do Google no iOS. Do iOS 6 para o 7, a Apple mudou o Spotlight de lugar: antes ele ficava na primeira tela à esquerda da Home Screen, agora é acessível puxando a tela de cima para baixo. De acordo com fontes do 9to5Mac, isso teria reduzido o uso do Spotlight por tê-lo deixado mais “escondido”, e a Apple estaria considerando voltar atrás na mudança para o lançamento do iOS 9.
Boa parte das funções do “Proativo” serão fruto de aquisições recentes realizadas pela Apple, como a da Cue e a da Spotsetter.
Falando de ainda mais novidades planejadas para os Mapas, Gurman diz que a Apple tem testado um sistema próprio de pontos de interesse (points of interest, ou POIs) e um novo recurso chamado de “Navegar Por Perto de Mim” (“Browse Around Me”) que usaria a técnica de realidade aumentada para mostrar locais relevantes ao usuário numa interface tridimensional.
Enquanto não completa a sua API da Siri, a Apple está avaliando pelo menos oferecer algum tipo de integração especial da assistente com apps de terceiros. Em seu artigo de hoje, Gurman cita como exemplo a possibilidade de usuários chegarem a uma determinada categoria de filmes dentro do Netflix a partir de uma busca realizada pela Siri. Ao que tudo indica, a maior preocupação da Apple com essas integrações é a privacidade de usuários.
Como sempre, vale lembrar que tudo isso são rumores e que, mesmo se forem quentes, eles podem ser alterados até a Apple falar publicamente sobre qualquer novidade. Um caminho possível para ela, por exemplo, é ir liberando partes disso tudo aos poucos em futuros updates do iOS ou seja, não necessariamente tudo de vez na versão 9.0.
Saberemos mais na keynote de abertura da WWDC 2015, no dia 8 de junho
Via 9to5mac
